Isto é… Galapagos!

Isto é… Galapagos!

As Galapagos formam um grupo de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas, situadas no Oceano Pacífico a aproximadamente mil quilômetros a oeste da costa do Equador, país a que pertencem e ponto continental mais próximo. (Fonte: Wikipedia)

Depois de 8 anos, consegui realizar o sonho de retornar a San Cristóbal, capital de Galapagos ~ Ilhas Encantadas.

O que constatei foi que a população humana cresceu de 5 mil habitantes para aproximadamente 7500. O calçadão a beira mar, conhecido como “malecon” que em 2006 estava em obras, foi concluído, dando um toque charmoso a orla marítima. Com relação a flora e fauna, me pareceu que o número de iguanas marinhas e lobos marinhos diminuiu; o que pode ter sua causa na maior presença humana e fez com que muitos destes animais migrassem para ilhas mais isoladas, onde não atrapalhasse os hábitos de vida destes animais.

De qualquer maneira, os lobos estão lá por todo a parte: nas calçadas, nas pedras, na areia da praia, dentro dos barcos ancorados, e até mesmo deitados nos bancos do “Malecon”. Apesar de parecerem dóceis e serem um tanto “desajeitados” fora da água, todo cuidado é pouco, pois relatos de mordidas em pessoas pelos machos que estão defendendo seu território dentro e fora da água são bem comuns. Afinal aqui é o habitat deles, e nós somos os intrusos…

Quanto ao surf, nestes 20 dias, 13 dias foram de ondas, variando de regulares a boas, e sempre dependendo da maré para quebrar. A onda mais surfada foi a esquerda conhecida como El Cañon, que fica dentro de uma base militar da marinha. Pode ser um problema para entrar e sair desta área, pois depende de autorização.

A direita de Punta Carola foi prejudicada pela direção do swell, que não estava tão encaixado para aquela bancada, além do vento muito forte, que soprou praticamente todos os dias. Com surf ou sem surf, as ilhas Galapagos são um destino comum para os amantes de natureza e viajantes do mundo todo. Para quem ainda não conhece, minha dica é pesquisar bastante na internet e/ou falar com pessoas que já foram para lhe dar indicações de hospedagem, alimentação e dicas gerais do lugar.

Agradecimento especial a Nathaly (www.hospedajenathaly.com), que é um local simples, aconchegante e sossegado, com aquele ar familiar para você ficar hospedado.

Preserve a vida, preserve a natureza, keep the ocean clean!

Muchas gracias Galapagos, hasta la vista!

Abraço pra turma e até a próxima!


“Vai vendo!”

From Isto é… Galapagos!. Posted by Christian Herzog on 1/13/2014 (83 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2


2 thoughts on “Isto é… Galapagos!

  1. Great perfomance… This is that I call a job well done!!!

    Valeu muleke…. segura esse cavalo d`água!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top