O Tahiti é Aqui!

O Tahiti é Aqui!

Moorea – Tahiti – French Polynesia

A Ilha – Moorea

O Tahiti faz parte do arquipélago das “Society Islands” (Ilhas Sociedade), que consequentemente faz parte da Polinésia Francesa, um conjunto de ilhas que abrange 4.167 km² no Pacifico Sul.

Moorea fica a 17Km de distância da ilha principal do Tahiti, cuja capital é Papeete. Você pode chegar a Papeete de duas maneiras: voando ou de barco. Há os Ferry Boats que fazem a travessia de hora em hora e o tempo médio de travessia do percurso é de 30 minutos.

Para quem surfa e tira fotos como eu, o Tahiti é um lugar de sonho. Água azul e quente fazem parte do cardápio. O idioma oficial é Francês e Tahitiano, e a maioria das pessoas fala um mix dos dois nas conversas do dia a dia.

Na chegada você já sente na pele o calor dos trópicos: a temperatura média durante o dia gira em torno dos 30 graus, ou mais, e durante a noite refresca um pouco; 27 graus. O sol é de rachar, e qualquer esforço minimo é sinônimo de suor intenso, sempre.

Os Tahitianos são um povo bem “cool”, e estão sempre dispostos a lhe ajudar no que puderem. Na ilha o melhor é alugar um carro para ir de um ponto ao outro, mesmo sendo uma ilha pequena, a locomoção aqui não é uma tarefa fácil. O calor lhe tira as forças e a vontade de ficar na estrada esperando o ônibus ou tentando conseguir uma carona.

O Tahiti é também conhecido por ser um grande comerciante de “Black Pearl”, a jóia mais cobiçada por estes lados. Existe um grande comércio de pérola negra por aqui, e os preços variam de acordo com a qualidade das pérolas. As pérolas negras mias comuns são cultivadas no arquipelago de “Tuamotu”, um dos cinco arquipélagos que fazem parte da Polinésia Francesa.

A vida marinha é muito diversificada, com arraias, golfinhos, tubarões e tartarugas andando por todos os lados.

Surf – As Ondas

O surf no Tahiti é sempre feito em bancadas com fundo de coral; algumas mais “suaves”, outras nem tanto. Aqui o que conta muito é a profundidade onde se surfa. A maioria dos picos de surf é feito em um “pass”, ou “passe”, que é uma abertura na bancada de corais. Em todos eles existem duas ondas: a esquerda e a direita.

Sorte minha que pesquisando na internet encontrei “Tama”, um tahitiano que tem um “bed and breakfeast” ali de frente para Haapiti, e ele me pegou em casa e me levou de barco até o pico. No caminho, conversando com ele, perguntei sobre o mar, e ele falou que o mar havia subido em relação ao dia anterior. Perguntei se estava grande, e ele hesitou um pouco para responder, pois grande e pequeno é algo muito relativo e subjetivo.

Quando estávamos na estrada a caminho de Haapiti, pude ver uma série grande quebrando e soltei um “It’s Big”, e ele respondeu “Yes, it’s big”, mesmo para os padrões tahitianos.

“It’s Big”, naquele momento, significava 8 pés nas séries, algo nem um pouco normal para o terceiro dia de surf em um pico onde eu nunca havia surfado. Chegando lá fora, não havia ninguém surfando, em pleno sábado de feriado de páscoa, algo nem um pouco normal, mesmo no Tahiti. Havia um barco ancorado, e o pessoal estava voltando ao barco, acho que para trocar de pranchas.

No barco estavámos em 5 pessoas: Tama o guia Tahitiano, eu e minha namorada, Joe e Melissa, um casal super gente boa de San Diego na Califórnia.

Joe surfou com uma 6’6, enquanto eu havia trazido minha 6’4. Pensei que estava com a prancha pequena para aquela condição de mar.

Fiquei um bom tempo olhando e fotografando do barco, pois a cada série que entrava eu ficava mais apavorado. A direita era algo absurdo, ninguém caindo, assutadora e quebrando sobre o “Dry Reef”. Claro que em alguns momentos o mar ficava calmo, e as séries “intermediárias” de 6 pés eram de uma beleza ímpar, instigando qualquer surfista a se jogar no mar…

Depois de Joe pegar sua primeira onda da série e eu fotografar, fiquei mais um tempo assistindo do barco e cai na água para dar uma remada e sentir de perto aquelas condições.

Logo que entrei veio uma onda boa intermediária e consegui pegar ela, foi incrível para a primeira onda de verdade que peguei em Moorea. A esta altura, após demorar tanto tempo para cair no mar, o pico já estava com um “crowd” de bodyboarders, que segundo Tama, vem da “Main Island”, onde fica Papeete.

Minha segunda onda foi menor que a primeira, e chegando perto do canal ela fechou. Que vaca! Pude sentir toda a força do pacifico sul e segui todas as dicas do Tama: relaxe, não deixe seu corpo rigido e mantenha a calma. Foi o tempo de dar o “chacoalhão”, subir para superficie e remar rápido para não tomar a série na cabeça.

A medida que o tempo foi passando, o mar pareceu que foi subindo, com séries assustadoras quebrando sobre a bancada, que lembrava bastante Teahupoo, apesar de não ser tão “seca” como a mesma.

Depois de tentar pegar mais algumas ondas, sai do mar pois já estava cansando, e a remada de volta até o barco, naquelas condições, não era uma tarefa fácil. Tanto que antes de Joe pegar sua primeira onda, tivemos que ir de barco resgatar ele em alto mar. Haapiti é conhecida por sua corrente traiçoeira que leva para o meio do oceano os mais desavisados.

A fotografia aquática de surf acabou prejudicada, pois toda a logística de movimentação dentro e fora da água em Moorea é complexa, exigindo muito esforço para se chegar até onde as ondas quebram sem cansar, pois remar da praia até lá fora tira toda sua energia, e você ainda precisa guardar sua força para a volta. Aqui ou você rema bastante ou paga um barco toda a vez que deseja ir surfar.

E assim foram passando nossos dias, com muito surf, mergulhos, culinária Tahitiana e Francesa num mix excelente de “Poisson Cru Au Lait de Coco” com Sashimi e Carpaccio de Thon, ou simplesmente Sashimi de Atum, que todo dia é o mais fresco.

Aproveitei e fiz também um vídeo simples e bem amador das imagens que captei durante minha estadia no Tahiti. Espero que vocês curtam e possam saborear um pouco do estilo Tahitiano de ser e viver.

Podemos concluir que viajar para conhecer novas culturas e fazer novas amizades é o que há de melhor na vida.

Abraço pra turma e até a próxima!

Christian Herzog


“Moorea – Tahiti”

From O Tahiti é Aqui!. Posted by Christian Herzog on 4/10/2013 (70 items)

Generated by Facebook Photo Fetcher 2


6 thoughts on “O Tahiti é Aqui!

  1. Caracas héin brother o que dizer disso tudo? Siplesmente mágico, muito irado veinho parabéns brother, lugar alucinante!!! Filme e fomos nota 1000. Abs e paga umas por mim!

  2. Legal mesmo querido sobrinho-neto! Parabens!! Me deu desejos de visitar o lugar que realmente parece paradisíaco!!

  3. Alucinante, show de imagens !!! e como sempre meio metrão !!! Abraços e boas ondas.

  4. Texto lindo; diria de um poeta! E as fotos, bárbaras.Que bom vivenciar tuas aventuras naquilo que mais gostas de fazer. Que venham muitas outras, filhão amado.

  5. Olá filhão do coração, hj. estou revendo as fotos no Taiti, sempre é um colírio aos olhos !! Que muitos lugares assim belos sejam conservados pelo homem e que possas sempre realizar viagens e belas fotos e divulgar !! Sinto orgulho e te amo muito !! Miriam

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top